RECURSOS ENERGÉTICOS

Atividades econômicas – recursos energéticos e minerais

atividades_clip_image001
Extração de petróleo – fonte de recurso tradicional esgotável

Em nosso planeta, encontramos vários tipos de fontes de energia. Essas fontes podem ser renováveis ou esgotáveis. A energia solar e a eólica (obtida através dos ventos), por exemplo, fazem parte das fontes de energia inesgotáveis. Em contrapartida, os combustíveis fósseis (derivados do petróleo e do carvão mineral) possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não exista um consumo racional.

Fontes de energia

As fontes tradicionais de energia são esgotáveis (a maior parte delas). Disso, resulta a necessidade de se encontrar modelos alternativos que contribuam com a produção mundial.

FONTES TRADICIONAIS

FONTES ALTERNATIVAS

Hidroeletricidade

Biomassa

Carvão

Solar

Nuclear

Eólica

Petróleo

Álcool

Gás

Geotérmica

Lenha

Marinha

Observe a seguir alguns dados sobre a utilização das fontes energéticas no Brasil e no mundo.

atividades_clip_image002
Esquema explicativo do consumo de energia mundial por fonte energética

atividades_clip_image003
Matriz energética comparativa – mundial (2005) e Brasil (2007)

As principais fontes de energia

Energia hidráulica – é a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui grande potencialidade energética e, quando represada, esse potencial aumenta. Em uma usina hidrelétrica, existem turbinas que, na queda d’água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa.

atividades_clip_image004
Usina hidrelétrica de Itaipu (Brasil-Paraguai)

Energia fóssil – constituída ha milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes normalmente gera poluição, e esta colabora com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto acontece principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. Já no caso do gás natural, o nível de poluentes é bem menor.

atividades_clip_image005
Extração de petróleo – exemplo de energia fóssil

Energia solar – embora pouco explorada no mundo, em razão do alto custo de implantação, é uma fonte limpa, que não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade.

atividades_clip_image006
Captação de energia solar

atividades_clip_image008
Ilustração explicativa de captação/utilização da energia solar

 

Energia de biomassa – é a energia originada a partir da decomposição, em curto prazo, de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas). O gás metano produzido é usado para gerar energia.

atividades_clip_image010
Resíduos geradores de energia

Energia eólica – gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que os movimentos delas geram energia elétrica. É uma fonte limpa e inesgotável, e em expansão no Brasil. A maior parte dos parques eólicos se concentra nas regiões nordeste e sul do Brasil. No entanto, quase todo o território nacional tem potencial para geração desse tipo de energia. Os 36 parques eólicos e fazendas eólicas do país, segundo dados de 2009, estão localizados no nordeste (5 estados), sul (3 estados) e sudeste (1 estado).

O desenvolvimento da energia eólica no Brasil está ajudando o país a alcançar seus objetivos estratégicos de aumentar a segurança energética, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e criar empregos.

atividades_clip_image012
Energia eólica – energia limpa e de fonte inesgotável

Energia nuclear – é produzida através do urânio, que é um elemento químico que possui muita energia. Quando o núcleo é desintegrado, uma enorme quantidade de energia é liberada. As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade. Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo. Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo.

atividades_clip_image013
Usina nuclear de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro

Energia geotérmica – é obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. As camadas profundas da crosta terrestre onde, em algumas regiões, apresentam temperaturas superiores a 5.000°C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas elétricas e gerar energia. Este tipo de energia ainda é pouco utilizada.

atividades_clip_image015
Usina geotérmica de Nesjavellir, Islândia

Energia gravitacional – A energia gravitacional é gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés. Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas em energia garantem que, no futuro, esta, será uma das principais fontes de energia do planeta.

atividades_clip_image017
A turbina de energia gravitacional localizada no norte da Irlanda

Alguns dados sobre fontes de energia:

  • Aproximadamente 40% de CO2 (dióxido de carbono) produzido no mundo são resultantes da geração de energia e calor. Isto ocorre, pois o carvão mineral ainda é a principal fonte utilizada.
  • Desde 2006, os investimentos globais em energias renováveis aumentaram mais de 500%.

O ano de 2012 foi declarado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o ano internacional da energia sustentável para todos.