OS MAIORES RIOS DO BRASIL

A hidrografia do Brasil é muito ampla e apresenta uma serie de bacias hidrográficas diversificadas, das quais possuem destaque a Bacia Amazônica, a do Paraná, a do Tocantins-Araguaia, a do Uruguai e a do São Francisco. Nelas, estão inseridos rios de grande importância, como o Amazonas, o Paraná, o Tocantins e o São Francisco.

A maior parte desses rios são alimentados pelas águas da chuva, caracterizando-os como rios de regime pluvial. Nas regiões de altitude, esses rios agem como transformadores do relevo, pois carregam sedimentos das áreas de planalto e depositam os elementos nas áreas de planície.

Rio Amazonas: está localizado na região Norte do país. É considerado o  segundo rio mais extenso do mundo, com 6.992 km de extensão, e percorre 3.165 km pelo território brasileiro. É um rio de planície, apresentando um desnível suave e progressivo de apenas 82 metros, o que proporciona excelentes condições de navegação.

hidrografia4_clip_image002
Rio Amazonas

Rio Tocantins: nasce no estrado de Goiás, passa pelo Tocantins, Maranhão e Pará, até chegar à foz do Amazonas, onde deságua. Ele é o segundo maior rio totalmente brasileiro, ficando apenas atrás do São Francisco. O rio Tocantins é também conhecido como Tocantins-Araguaia, após juntar-se ao Araguaia na região do “Bico do Papagaio”. É no vale do médio e baixo rio que há a maior concentração de castanhas do país. No transporte anual, cerca de 15 mil toneladas de castanha escoam da região do Pará até a cidade de Belém.

hidrografia4_clip_image004
Ponte rodoviária sobre o Rio Tocantins em Imperatriz-MA

Rio São Francisco: localizado na região Nordeste. Predominam os rios temporários ou intermitentes, que ficam secos no período de estiagem. Apesar disso, o rio de maior importância na região, o São Francisco, é perene. Esses rios permanecem com um fluxo de água regular o ano todo, mesmo nos períodos de estiagem eles apresentam uma vazão mínima. Com sua nascente no estado de Minas Gerais, na serra da Canastra, o rio São Francisco é o principal do Nordeste. Além de essencial meio de sobrevivência para a população ribeirinha, esse rio, por ser de planalto, naturalmente proporciona a produção de energia hidrelétrica.

hidrografia4_clip_image006
Trecho do rio São Francisco entre os municípios de Ponto Chique e Pirapora

 

Rio Parnaíba: localizado na região Nordeste, banha estados do Maranhão e do Piauí. Tem um importante papel socioeconômico pela potencialidade de seus recursos naturais que propiciam aptidão para o desenvolvimento de inúmeras atividades: pesqueiras e agropastoris, de navegabilidade, de energia elétrica, de abastecimento urbano, de lazer, dentre outras.

O rio nasce nos contrafortes da Chapada das Mangabeiras, sul do Piauí, que atualmente é preservada pelo Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. O rio nasce numa altitude de setecentos metros, da confluência principalmente de três cursos d’água: o Água Quente, na divisa do Piauí com o Maranhão, o Curriola e o Lontra, no Piauí. Percorre cerca de 1 450 km até sua desembocadura no Oceano Atlântico. Antes de adentrar no Oceano Atlântico, o Parnaíba forma um amplo e recortado delta – o único delta em mar aberto das Américas e um dos três maiores do mundo.  O Delta do Parnaíba é um importante ponto turístico, atraindo pessoas de todo o mundo, interessadas no turismo ecológico.

hidrografia4_clip_image008
Dunas no Delta do Rio Parnaíba

Rio Paraná:  localizado na região sul, destaca-se a Bacia do Paraná, através do rio Paraná. Ele é fundamental para a biodiversidade da região e também de grande importância para o setor de energia. Muitas usinas hidrelétricas foram construídas no rio Paraná, entre elas a famosa Itaipu, a de Porto Primavera e Jupiá, no Mato Grosso do Sul, e Ilha Solteira, em São Paulo. Apesar de ser  um rio tipicamente de planalto, o Paraná, juntamente com alguns de seus afluentes, é utilizado como via de transporte. O Paraná e o Tietê formam a hidrovia Tietê-Paraná, uma importante via de circulação de produtos e pessoas entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

hidrografia4_clip_image010
Vista aérea do rio Paraná na Argentina

Sobre paztavares

Sou Formado em Geografia pela UVA e tenho amor pela disciplina.

Publicado em 20 de outubro de 2015, em Sem categoria e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.