GEOLOGIA

geologia_clip_image002
O planeta Terra possui a sua estrutura interna dividida em camadas

As camadas da Terra

A Terra está dividida em 3 camadas básicas, de onde partem suas subdivisões:

  • A Crosta é uma camada de espessura variável entre 5 a 60km de extensão. A crosta divide-se, por sua vez, em dois elementos. A parte externa, que compreende o solo e o subsolo, é chamada de Sial (Silício e Alumínio), com uma espessura de aproximadamente 20km, predominando as rochas sedimentares e magmáticas.  A outra parte, mais interna, chama-se Sima (Silício e Magnésio), com uma espessura de 35km, onde predominam as rochas basálticas. Na crosta, encontramos quatro camadas distintas, que são: hidrosfera, atmosfera, biosfera e litosfera.

geologia_clip_image004
A litosfera compõe a camada mais externa da Terra

  • O Magma, com uma espessura de aproximadamente 6.300km, formado basicamente de materiais em estado pastoso, devido às altas temperaturas. O magma subdivide-se em manto, com uma espessura de 2.900 km e a camada intermediária, com uma  espessura de 1.700 km.
  • O Núcleo, com uma espessura de 1.700 km, e temperaturas acima de 6.000° C, predominando o níquel e o ferro: Nife.

geologia_clip_image006
Estrutura interna da Terra

Vale a pena saber:

Uma camada intermediária, de relevância para abalos sísmicos, chama-se astenosfera. Situa-se logo abaixo da crosta, com materiais de constituição ora pastosa, ora sólida. Na crosta terrestre, encontramos a camada de rochas que representa um agregado de minerais, ou apenas um mineral consolidado. Os minerais são compostos químicos inorgânicos com composição química geralmente definida e muito variável. Reunidos formam as rochas.