MOVIMENTOS DA TERRA

Movimentos da Terra

Rotação e Translação

Rotação e translação são os dois principais movimentos que a Terra faz.

Rotação

O movimento de rotação é o movimento da Terra ao redor de seu próprio eixo. Assim como um pião, ela roda sem parar, sempre de oeste para leste, a aproximadamente 1.600 km/h. Parece rápido, mas mesmo nessa velocidade ela gasta cerca de 24 horas para dar uma volta completa em torno de si.

espaciais3_clip_image002
Movimento de rotação da Terra

As consequências do movimento de rotação da Terra são:

  • O movimento aparente do Sol;
  • A sucessão dos dias e das noites;
  • Os fusos horários;
  • A formação das correntes marinhas;
  • A circulação geral da atmosfera;
  • As comunicações entre os continentes têm sido beneficiadas pela utilização de satélites artificiais que funcionam seguindo o movimento da rotação da Terra.

Translação

Translação é o movimento realizado pela Terra ao redor do Sol. Ele ocorre a mais de cem mil quilômetros horários. Esse movimento também é de grande importância para a Terra. Mesmo a essa velocidade, em razão do grande espaço percorrido, ele gasta aproximadamente 365 dias e 6 horas para completar sua rota.

espaciais3_clip_image003
Movimento de translação

Nosso planeta gira um pouco inclinado, conforme podemos observar na imagem. Essa inclinação corresponde a 23° 27’ (vinte e três graus e vinte e sete minutos). A ela chamamos de obliquidade da eclíptica.

espaciais3_clip_image004
Obliquidade da eclíptica

Essa inclinação é responsável pela distribuição irregular da luz solar em nosso planeta. A inclinação e o movimento de translação são responsáveis pela ocorrência das estações do ano.

Estações do ano

Embora não se manifestem em todas as partes do globo terrestre da mesma forma, são quatro: primavera, verão, outono e inverno. As estações do ano são regidas pelos equinócios e pelos solstícios.

Equinócios (do latim eqqui notte = noites iguais)

São os instantes em que o Sol, no seu movimento aparente, corta o equador celeste. O equinócio da primavera marca o instante em que o Sol passa do Hemisfério Sul para o Hemisfério Norte. Essa data (20 ou 21 de março) marca o início da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul. O equinócio do outono é o instante inverso, em que o Sol passa do Hemisfério Norte para o do Sul, em 22 ou 23 de setembro, marcando portanto o começo do outono no Hemisfério Norte e da primavera no Hemisfério Sul.

espaciais3_clip_image005
Esquema equinócio

Solstício (do latim solstare = sol distante)

É a época em que o Sol atinge seu maior afastamento do Equador. Isso ocorre em dois momentos do ano: em 22 ou 23 de dezembro, quando ele se afasta em direção ao Pólo Sul e marca o início do verão no Hemisfério Sul e do inverno no Hemisfério Norte; e, em 21 de junho, quando se afasta do Equador em direção ao Pólo Norte, marcando o começo do inverno no Hemisfério Sul e do Verão no Hemisfério Norte.

solsticio (1)