ATMOSFERA

Atmosfera

A atmosfera é a camada gasosa que envolve a Terra. Com o intuito didático, a atmosfera foi dividida em cinco camadas que, juntas, compõem uma extensão de aproximadamente 1.000 km. Essas camadas não se distribuem igualmente, a sua distância varia de acordo com a densidade dos elementos químicos que as compõem e, à medida que se afastam da superfície da Terra, elas se tornam mais rarefeitas.

atmosfera_clip_image007
Camadas da atmosfera

Camadas da Atmosfera

Troposfera
A troposfera é a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos. Esta camada vai do nível do mar até 10 km de altura. É nela que ocorrem os fenômenos climáticos (chuvas, formação de nuvens, relâmpagos). É na troposfera que ocorre a poluição do ar. Os aviões de transporte de cargas e passageiros voam nesta camada da atmosfera. As temperaturas na troposfera variam de 40°C até –60°C. Quanto maior a altitude, mais baixa a temperatura.

Estratosfera
A estratosfera é a próxima camada. Ocupa uma faixa que vai do fim da troposfera (10 km de altura) até 50 km acima do solo. As temperaturas nesta camada variam de –5°C a –70°C. Na estratosfera, localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do nosso planeta, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol. Aviões supersônicos e balões de medição climática podem atingir esta camada.

Mesosfera
A mesosfera inicia no final da estratosfera e vai até 80 km acima do solo. A temperatura nesta camada varia de -10°C até -100°C. Na mesosfera não há gases ou nuvens para absorção da energia solar. Por esta razão, as temperaturas são extremamente baixas. É nesta camada que ocorre o fenômeno da aeroluminescência, uma fraca emissão de luz resultante de reações químicas que envolvem o oxigênio, o nitrogênio, o sódio e o ozônio nas altitudes entre 80 e 96 km acima da superfície da Terra.

atmosfera_clip_image003
Aeroluminescência ao pôr do Sol

Termosfera
A Termosfera é a camada atmosférica mais extensa, podendo alcançar os 500 km de altura. O ar é insignificante e, por isso, absorve facilmente a radiação solar, atingindo temperaturas próximas a 1000ºC, sendo assim a camada mais quente da atmosfera.

Exosfera
A exosfera é a camada mais distante da Terra, vai do final da termosfera até 800 km do solo. É composta basicamente por gás hélio e hidrogênio. Nessa camada, não existe gravidade e as partículas se desprendem da terra com facilidade. É na exosfera que ocorre o fenômeno da aurora boreal e também é onde permanecem os satélites de transmissão de informações e os telescópios espaciais.

atmosfera_clip_image005
Aurora Polar, ou mais conhecida como Aurora Boreal, é fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em consequência do impacto de partículas do vento solar com a alta atmosfera terrestre. São captadas pelo campo magnético da Terra.

atmosfera_clip_image001
Esquema explicativo da atmosfera (camadas)