COORDENADAS GEOGRÁFICAS

Para que cada ponto da superfície da Terra possa ser localizado no mapa, foi criado um sistema de linhas imaginárias chamado de sistema de coordenadas geográficas. A  coordenada geográfica de um determinado ponto da superfície da Terra é obtida pela interseção de um paralelo e um meridiano. Cada uma destas linhas tem um nome e um número, que facilitam a localização.

espaciais2_clip_image001

E UMA AULA BASICA PRA MELHOR ASSIMILAR

Linha do Equador

A Linha do Equador divide a Terra em duas metades (hemisférios), norte e sul. A partir do Equador, são traçados os paralelos, que, ao receberem a graduação seu valor em graus, passam a ser denominados latitude, que variam de 0° até 90°, ou seja, 90° para o norte e 90° para o sul.

espaciais2_clip_image003
Linha do Equador – divisão da Terra em hemisférios norte e sul

Meridianos são as linhas que vão de um pólo ao outro. A linha do Meridiano inicial, ou de Greenwich, divide a Terra em dois hemisférios, leste e oeste. Ao lado do Meridiano inicial foram traçados outros meridianos, que também receberam uma graduação; esta varia de 0° Greenwich até 180° para leste e 180° para oeste.

espaciais2_clip_image004
Meridiano de Greenwich – divisão da Terra em hemisférios leste e oeste.

Em cada paralelo há um número correspondente à distância em graus do Equador. A essa distância denominamos latitude. O mesmo ocorre com os meridianos, porém esta distância chamamos de longitude.

espaciais2_clip_image005