BIOMAS BRASILEIROS

Biomas Brasileiros

Apesar de amplamente devastada, a vegetação natural continua sendo um dos elementos mais marcantes da paisagem geográfica brasileira.

Os biomas brasileiros são:

Biomas litorâneos – com um litoral muito extenso, o Brasil possui diversos tipos de biomas nestas áreas. Na região Norte, destacam-se as matas de várzea e os mangues no litoral Amazônico. No Nordeste, há a presença de restingas, falésias e mangues. No Sudeste, destacam-se a vegetação de mata Atlântica e também os mangues, embora em pouca quantidade. Já no sul do país, temos os costões rochosos e manguezais.

vegetacao3_clip_image002
Bioma litorâneo – mata de várzea

 

vegetacao3_clip_image004
Bioma litorâneo – mangue Amazônico
vegetacao3_clip_image006
Bioma litorâneo – falésias nordeste

vegetacao3_clip_image008
Bioma litorâneo – vegetação de mata Atlântica

 

vegetacao3_clip_image010
Bioma litorâneo – costões rochosos em Florianópolis/SC

Caatinga – está presente na região do sertão nordestino (clima semiárido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.

vegetacao3_clip_image012
Vegetação de caatinga – sertão nordestino 

Campos – presente em algumas áreas da região Norte (Amazonas, Pará e Roraima) e também no Rio Grande do Sul. A vegetação dos campos é caracterizada pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas.

vegetacao3_clip_image014
Exemplo de vegetação de campos

Cerrado – este bioma é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Apresenta abundante biodiversidade, é caracterizado pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores.

vegetacao3_clip_image016
Exemplo de cerrado brasileiro

Floresta amazônica – é considerada a maior floresta tropical do mundo, com uma abundante biodiversidade. Está presente na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Tocantins e também no Maranhão). É o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. É caracterizada pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.

vegetacao3_clip_image018
Vista aérea de uma região da Amazônia próxima a Manaus

Mata dos pinhais – também é conhecida como Mata de Araucárias, em função da grande presença da Araucária angustifólia neste bioma. Está presente no sul do Brasil. É  caracterizada pela presença de pinheiros em grande quantidade (floresta fechada). O clima característico é o subtropical.

vegetacao3_clip_image019
Exemplo de mata dos pinhais

Mata atlântica – neste bioma, há a presença de vários ecossistemas. No passado, ocupou praticamente toda região litorânea brasileira. Com o desmatamento, foi perdendo espaço e hoje ocupa apenas  7% da área original. Apresenta rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. A floresta é fechada com presença de árvores de porte médio e alto.

vegetacao3_clip_image020
Mata Atlântica

Mata de cocais – está presente principalmente nos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Por se tratar de um bioma de transição, possui características da floresta amazônica, cerrado e da caatinga. Presença de palmeiras com folhas grandes e finas. As árvores mais comuns são: carnaúba, babaçu e buriti.

vegetacao3_clip_image022
A mata dos Cocais no estado do Maranhão

Pantanal – este bioma está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Apresenta gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.

vegetacao3_clip_image024
Complexo do Pantanal ou apenas Pantanal