LIVROS ACADÊMICOS

geo1

CAROS UNIVERSITÁRIOS:

   NÓS ESTAMOS DISPONIBILIZANDO ALGUNS LIVROS DE GEOGRAFIA PARA UNIVERSITÁRIOS DE MANEIRA GRATUITA PARA EXPANSÃO DA VEIA CRÍTICA GEOGRÁFICA. 

A CAPITAL DA GEOPOLÍTICA

Autor: José William Vesentini
Editora Ática
Coleção: Ensaios
ISBN: 8508020619
Páginas: 240
Primeira edição: 1987; 5a. edição em 1996.

Defendida originalmente como tese de doutoramento, em março de 1985 (como a primeira pesquisa/tese em Geografia política/geopolítica no Brasil), foi publicada em 1987 com algumas alterações que visaram tornar o texto menos acadêmico. É um estudo que busca compreender a transferência da capital federal do país do Rio de Janeiro para Brasília, e também determinadas particularidades político-espaciais desta nova cidade-capital. As relações entre Espaço (espaço geográfico, espaço construído) e Poder são básicas nesta análise, que destrinçou as razões mais profundas desse processo: a influência do pensamento geopolítico na estratégia espacial do Estado brasileiro no período, as ligações da implantação de Brasília com outras políticas territoriais coevas (a criação do ministério do planejamento, da Sudene e do Nordeste como “região problema”, a “marcha para Oeste”, a proteção das fronteiras, etc.), a concepção de política e de governo em Juscelino Kubitschek, as influências do modernismo de Le Corbusier e da Carta de Atenas — e a ideologia desta corrente de pensamento — em Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, a funcionalidade do espaço urbano de Brasília para o exercício do poder, etc. SEGUE O LINK ABAIXO DO LIVRO EM PDF: http://www.geocritica.com.br/Arquivos%20PDF/A%20CAPITAL%20DA%20GEOPOL%C3%8DTICA.pdf


PARA UMA GEOGRAFIA CRÍTICA NA ESCOLA

Autor: José William Vesentini
Editora Ática
Coleção: Fundamentos
ISBN: 8508040598
Páginas: 136

Primeira edição: 1992; 5a. edição em 1998.

Uma antologia de textos a respeito do ensino da Geografia numa perspectiva crítica. Alguns foram apresentados em Congressos ou Encontros de geógrafos e educadores e outros são originais. Vários temas são abordados: o que significa(m) Geografia(s) escolar(es) crítica(s), para que serve ensinar Geografia, ensino e lutas sociais, as polêmicas sobre o livro didático, o que quer dizer contribuir para desenvolver a cidadania, etc.

SEGUE O LINK ABAIXO DO LIVRO EM PDF : http://www.geocritica.com.br/Arquivos%20PDF/LIVRO01.pdf

NOVA ORDEM, IMPERIALISMO E GEOPOLÍTICA GLOBAL

Autor: José William Vesentini

Editora Papirus
ISBN: 85-308-0702-2
Páginas: 158.
1a. edição em maio de 2003.

Uma reedição, com atualizações e inúmeros acréscimos e reformulações — inclusive um novo capítulo –, daquela obra de 1987, “Imperialismo e geopolítica global”, procurando levar em conta as mudanças ocorridas na realidade mundial e também as novas interpretações que surgiram nesse período. Trata-se de uma análise da ordenação geopolítica mundial no início do século XXI, que enceta um diálogo crítico com a(s) teoria(s) do imperialismo(s) e com as principais visões geopolíticas, numa perspectiva nova e original que incorpora elementos dessas duas tradições teóricas. Existe agora um diálogo crítico com a idéia de “império” [norte-americano], uma maior ênfase na questão dos novos atores no plano global — as ONG’s, a mídia, as redes terroristas, etc. — e um novo capítulo centrado na problemática das desigualdades internacionais.SEGUE O LINK ABAIXO DO LIVRO EM PDF: http://www.geocritica.com.br/Arquivos%20PDF/imperialismo.pdf

textensaios

ENSAIOS DE GEOGRAFIA CRÍTICA – História, epistemologia e (geo)política

Autor: José William Vesentini

Editora Plêiade, 2009, 220 pgs.

Coletânea de ensaios que abordam temas variados: epistemologia e história da geografia, qual é o significado de crítica na geografia crítica, a atualidade do geógrafo-anarquista Piotr Kropotkin, a questão da natureza na geografia e no seu ensino, algumas polêmicas cruciais que ocorreram na ciência geográfica, a crise da geopolítica brasileira tradicional e uma análise crítica da geopolítica de Golbery do Couto e Silva. SEGUE O LINK ABAIXO DO LIVRO EM PDF: http://www.geocritica.com.br/Arquivos%20PDF/Ensaios%20de%20Geografia%20Cr%C3%ADtica.pdf

NOVA ORDEM MUNDIAL

Autor: José William Vesentini
Editora Ática
Coleção: Geografia Hoje
ISBN: 8508053363
Formato: 17×24
Páginas: 80

(Livro destinado ao público em geral, mas de forma especial aos alunos do ensino médio, que explica de forma simples e acessível o que significa a denominada nova ordem mundial: o que é uma ordem geopolítica internacional, como era a ordem bipolar e porque ela ruiu, quais são os principais traços da nova ordem — a multipolaridade, a globalização com a formação de mercados regionais, a revolução técnico-científica, etc.) SEGUE O LINK DO LINK DO LIVRO EM PDF:http://www.geocritica.com.br/Arquivos%20PDF/NovaOrdemMundial.pdf

A CRISE DO MUNDO SOCIALISTA

Autores: Rosana Bond e José William Vesentini
Coleção: Viagem pela Geografia
ISBN: 8508044984
Formato: 20,2×27,5
Páginas: 56
Livro que une a ficção — dois jovens, um russo e uma alemã, estão em Berlim no exato momento em que o muro é derrubado pela população, vivenciando assim o principal símbolo da crise do socialismo real — com a análise geográfica do antigo “mundo socialista” e as suas particularidades. Mostra-se aqui o cotidiano das pessoas sob o socialismo real e também o que era a economia planificada e quais são os seus problemas, as diferenças entre o socialismo ideal — do século XIX — e o socialismo realmente existente, etc. SEGUE O LINK DO LIVRO EM PDF:http://www.geocritica.com.br/Arquivos%20PDF/CriseSocialismo.pdf

textcapa

REPENSANDO A GEOGRAFIA ESCOLAR PARA O SÉCULO XXI

Autor: José William Vesentini

Editora Plêiade, 2009, 161 pgs. .

A escola do século XXI será – e já começa a ser – bastante diferente daquela do século XX. Uma escola voltada não tanto para ensinar conteúdos e sim para desenvolver competências, inteligências múltiplas, habilidades e atitudes. Uma escola para o mundo globalizado, para um novo mercado de trabalho, para sociedades multiétnicas e multiculturais. Como fica o ensino da geografia neste novo contexto? Esta obra procura mostrar as mudanças que vem ocorrendo no ensino da disciplina, que se revaloriza com este novo sistema escolar. Uma geografia escolar que desenvolve o raciocínio geográfico (conceito explicado nesta obra), que leva o educando a compreender o mundo em que vivemos, que analisa as relações sociedade/natureza nas diversas escalas geográficas, da local até a global. SEGUE O LINK  DO LIVRO EM PDF  :http://www.geocritica.com.br/Arquivos%20PDF/Repensando%20a%20Geografia%20escolar.pdf