FUSOS HORÁRIOS

espaciais4_clip_image002

Nem todas as regiões do nosso planeta têm seus relógios marcando a mesma hora. Em alguns desses locais, a hora se encontra adiantada; já em outros, está atrasada em relação ao nosso relógio, por exemplo. A Terra é um geoide que gira ao redor de si mesma de oeste para leste (movimento de rotação). Dessa forma, o Hemisfério Oriental (leste) passa antes na frente do Sol. Por isso, quanto mais a leste estiver uma localidade, mais adiantado será seu horário.

Nosso planeta tem 360 meridianos que correspondem aos 360° da esfera terrestre. A Terra demora 24 horas para mostrar ao Sol seus 360°; logo, a cada hora ela mostra 15°. A esses 15° denominamos fuso horário.

E UMA AULA SÓ PRA ASSIMILAR

espaciais4_clip_image004
Fuso Horário Mundial – Mapa de fusos

A hora varia a cada fuso horário: a leste adianta, a oeste atrasa. Quando no Meridiano inicial, Greenwich 0°, são 12 horas, a 15° leste são 13 horas, e a 15° oeste, 11 horas. Isso acontece porque o ponto localizado a 15° oeste demorou uma hora para chegar onde se encontra o 0°, e o 15° leste já passou onde está o 0° há uma hora.

Nem todas as regiões na Terra apresentam as mesmas características. Podemos notar que as temperaturas e a vegetação são muito diferentes conforme o local do Planeta. E por que isso acontece? Porque os raios solares não chegam da mesma forma a todo o Planeta! Nas regiões próximas ao Equador, os raios solares são mais diretos. Quanto mais afastados do Equador, mais inclinados ficam os raios, o que resulta em um menor aquecimento da atmosfera.

Essas áreas de iluminação são chamadas de zonas de iluminação. As zonas de iluminação são o resultado da incidência dos raios solares sobre o planeta Terra.

espaciais4_clip_image006
Zonas de iluminação

Divisão dos Fusos no Brasil

Apesar de serem determinados como faixas delimitadas por linhas retas, na prática os fusos horários podem ter limites desiguais para seguir as fronteiras dos países, evitando confusão de horários dentro de um mesmo território. No entanto, países com território extenso, como é o caso do Brasil, podem estar contidos em mais de um fuso horário.

espaciais4_clip_image002_0000
Mapa da divisão dos Fusos no Brasil

  • O primeiro fuso horário brasileiro encontra-se duas horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich e uma hora adiantado em relação ao horário de Brasília. Esse fuso abrange apenas algumas ilhas oceânicas pertencentes ao Brasil, como Fernando de Noronha e Penedos de São Pedro e São Paulo.
  • O segundo fuso horário do país encontra-se três horas atrasado em relação a Greenwich e abrange a maior parte do território nacional, com a totalidade das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, além dos estados do Pará, Amapá, Tocantins, Goiás e o Distrito Federal. É o horário oficial de Brasília.
  • O terceiro fuso horário encontra-se quatro horas atrasado em relação a Greenwich e uma hora em relação ao horário de Brasília. No horário de verão, essa diferença aumenta para duas horas, pois os estados abrangidos (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia e a maior parte do Amazonas) não fazem parte desse horário especial.
  • O quarto fuso horário encontra-se cinco horas atrasado em relação a Greenwich e duas horas em relação ao horário de Brasília, aumentando para três horas durante o horário de verão. Compreende somente o estado do Acre e uma pequena parte oeste do Amazonas. Esse fuso foi extinto no ano de 2008, onde a área passou a integrar o fuso de -4, no entanto, em setembro de 2013, essa extinção foi revogada após aprovação em um referendo promulgado em 2010.

DO HORÁRIO DE VERÃO