EXTRATIVISMO MINERAL

Extrativismo mineral

O extrativismo mineral é caracterizado pela exploração de recursos minerais do subsolo, como o ouro, manganês, diamante, bauxita, minério de ferro, água mineral, petróleo, cobre, cobalto, urânio, prata, entre tantos outros.

 extrativismo2_clip_image002
Extrativismo mineral

O extrativismo mineral tem por característica a alteração drástica do ambiente onde é causado. Tem por fim o uso direto ou indireto. Ele é direto quando, como no caso da água mineral, o produto mineral extraído é utilizado em sua forma natural. É considerado indireto, que é o que ocorre na extração da maioria dos minerais, quando o produto extraído é destinado a indústrias para passar por transformações, que darão origens a produtos com maior valor agregado. A tecnologia de extração também pode variar entre simples e mais complexa.

Este tipo de extrativismo, responsável em grande parte pela degradação da natureza e ao mesmo tempo pela sustentação da maior parte do desenvolvimento industrial e pelo progresso do bem-estar social, é sem dúvida uma das mais importantes atividades do mundo atual.

extrativismo2_clip_image004
Extração de minérios – degradação do meio ambiente

O extrativismo mineral no Brasil é uma importante fonte de recursos para a economia do país, já que o Brasil é um dos grandes exportadores de minérios no mundo. Por ter um território extenso, o Brasil desfruta de ampla variedade de recursos naturais para utilização interna e comércio externo. No entanto, o país não é autossuficiente em tudo e, em alguns casos, precisa também adquirir tais tipos de produtos.

Uma das críticas feitas ao extrativismo mineral no Brasil é de que vendemos o minério para comprar o produto que é com ele fabricado, perdendo deste modo a possibilidade de utilizar o recurso mineral em território nacional para vendê-lo com maior valor agregado.

extrativismo2_clip_image006
Mapa das jazidas minerais no Brasil

Classificação dos minerais

As duas classificações mais empregadas no extrativismo mineral referem-se à quantidade e aos tipos de minerais. No primeiro caso, os minerais costumam ser classificados em abundantes (ferro, manganês, etc) e escassos (ouro, prata, etc). Obviamente, essa classificação deve ser vista com ressalvas, pois um minério que hoje é abundante poderá, daqui a algum tempo, tornar-se escasso, ao passo que um minério hoje escasso poderá tornar-se abundante, caso ocorra a descoberta de novas jazidas.

No segundo caso, os minerais são classificados em dois tipos principais e gerais: minerais metálicos, como ferro, manganês, alumínio, cobre, chumbo e ouro; minerais não metálicos, como petróleo e carvão (combustíveis fósseis), areia, argila e cascalho (materiais de construção), sais, nitratos, fosfatos, enxofre e potássio (minerais da indústria química e fertilizantes).

 MINERAIS METÁLICOS

Metais Básicos

Ferro, cobre, zinco, estanho, chumbo

 Metais de Liga

Tungstênio, molibdênio, vanádio, cobalto, cromo, manganês, zircônio, berílio…

Metais Leves

Alumínio, magnésio

Metais Preciosos

Ouro, prata, platina

Outros metais

Rádio* urânio*, mercúrio

* O rádio e o urânio são minerais radioativos.

MINERAIS NÃO METÁLICOS

 

Utilizados em construção

Argila, amianto, gipsita, calcário, granito, basalto, gnaisse, ardósia, cascalho, mármore, areia.

Utilizados em eletricidade

Quartzo, mica

Utilizados como fertilizantes

Nitrato, potássio, fósforo

Utilizados como joalheria

Diamante, rubi, safira, água marinha, turmalina, granada, zircônio, ametista

 

MINERAIS FÓSSEIS  OU ENERGÉTICOS

Petróleo, carvões, xisto betuminoso, gás natural

 

Recursos minerais no Brasil

Levando em conta a oferta de recursos minerais que o Brasil possui, são diversos os produtos com importante representatividade para o país. Um deles é o ferro, cuja reserva brasileira representa a sexta maior do mundo e com elevada qualidade. Minas Gerais é o grande estado produtor do minério na região do Quadrilátero Ferrífero (região localizada no centro-sul do estado de Minas Gerais, que é a maior produtora nacional de minério de ferro. Em torno de 60% de toda a produção nacional sai da região. Tem uma área de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados e abrange os municípios de Sabará, Santa Bárbara, Mariana, Congonhas, Ouro Preto, João Monlevade, Rio Piracicaba, Itaúna e Itabira, entre outros. Além do minério de ferro, também são extraídos do Quadrilátero Ferrífero ouro e manganês).

extrativismo2_clip_image008
Minério de ferro

Apesar de possuir apenas 1% das reservas mundiais, o manganês é um produto que tem crescido na pauta de exportação nacional. Este minério é muito utilizado nas siderúrgicas para produção de aço.

extrativismo2_clip_image009
Manganês

O Brasil ocupa boa posição na produção mundial de alumínio e possui um elevado índice de reciclagem do produto.

extrativismo2_clip_image011
Alumínio

Nos estados de Amazonas e Rondônia, estão localizadas as principais áreas de produção de estanho, minério também utilizado na composição do aço nas indústrias.

extrativismo2_clip_image013
Cubo metálico de estanho

Nos estados da Bahia e Pará, está concentrada a produção de cobre no país, entretanto não há recurso natural suficiente, sendo necessária a importação.

extrativismo2_clip_image015
Cobre

No Brasil, o ouro é encontrado em jazidas e na forma de aluvião, atende ao mercado interno e externo. É certo que a quantidade de tal minério produzido no Brasil é bem maior do que se tem registrado por conta do extrativismo ilegal.

extrativismo2_clip_image017
Ouro

Os estados de Minas Gerais, Amazonas e Goiás são os produtores de nióbio no Brasil. Este mineral é muito aplicado nas indústrias aeronáutica, naval, espacial e automobilística, por ser utilizado em ligas metálicas que oferecem resistência e leveza.

extrativismo2_clip_image018
Nióbio

O Brasil possui quase a totalidade mundial de produção/extração de quartzo em estado natural. Esse minério é bastante utilizado na indústria da informática e também eletroeletrônica.

extrativismo2_clip_image020
Quartzo

O Brasil, por possuir um litoral muito extenso, desfruta de ampla produção de sal marinho, sendo que o estado do Rio Grande do Norte é o maior produtor.

extrativismo2_clip_image022
Salinas

extrativismo2_clip_image024
Ilustração explicativa extração/produção de sal

O Brasil apresenta baixa extração de chumbo, necessitando desta forma que o material seja importado de outros países.

extrativismo2_clip_image026
Chumbo

Além de todos esses recursos naturais disponíveis para exportação, o extrativismo mineral no Brasil ainda conta com o merecido destaque para cimento, caulim, diamante, enxofre, magnesita, níquel e tungstênio.