CARTOGRAFIA DESVENDADA

imagesWE

Existem diversas formas de se representar o espaço geográfico, sejam por meio de desenhos artísticos, técnicos,fotografias, mapas, etc. A ciência responsável pela representação gráfica do espaço geográfico, tendo comoproduto final o mapa, é a Cartografia.Mas por que se estudar Cartografia? É por conta dela, com a ajuda de diversas áreas, principalmente da Geografia,que se consegue reunir e analisar dados e medidas das diversas regiões da Terra e representar graficamente euma escala reduzida.

O mapa é uma representação reduzida da superfície terrestre. Esta redução é feita através da escala cartográfica, que é a relação entre o valor de uma distância medida sobre a superfície da Terra e o comprimento medido no mapa, expressado pela seguinte expressão matemática No mapa existem dois principais tipos de escalas: a escala numérica e a escala gráfica.

Escala: representação cartografica.

imagesaz

FORMULAS CARTOGRÁFICAS

E=d/D

d= D/ E

D=d.E

E=Escala

D=Distancia Real

d =Distancia no grafica

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

 01- Em um mapa no qual a escala é de 1: 100 000, a distância em linha reta entre duas cidades é de 8 cm. Qual a distância real entre essas cidades?

a) 8 km

b) 80 km

c) 800 km

d) 8000 km

solução da questão está em encontrar a distância real.

D = ?

E = 1: 100.000cm

d = 8cm 

Nesse caso, você coloca o dedo sobre o “D” e terá (D = E x d) isto é, uma multiplicação entre a escala usada no mapa “E” e a distância representada no mapa “d”.

D = E x d

D = 1: 100.000cm x 8 (cm)

D = 800.000 (cm)

Agora, é só convertermos 800.000 de centímetros em quilômetros.

É só cortar 5 zeros:

Veja: 800 000 cm

Fica: 8km

Alterativa correta LETRA: “A”

2-Considerando que a distância real entre duas cidades é de 120km e que a sua distância gráfica, num mapa, é de 6cm, podemos afirmar que esse mapa foi projetado na escala:

a) 1 : 1.200.000

b) 1 : 2.000.000

c) 1 : 12.000.000

d) 1 : 20.000.000

e) 1 : 48.000.000

a solução da questão está em encontrar a escala usada no mapa.

D = 120km

= ?

d = 6cm

Nesse caso, você coloca o dedo sobre o “E” terá (E = D/d ) isto é, uma divisão entre a distância real “D” e a distância representada no mapa “d”.


E = D/d

E = 120km /6(cm)

E = 20km

Agora, é só convertermos 20 km em centímetros 

É só acrescentar 5 zeros:

Veja: 2000000

Fica: 1: 2.000.000

A correta é a letra “b”

abaixo segue um link de exercicios de cartografia para baixar:

http://www.ltc.ufes.br/geomaticsee/Caderno%20de%20Exerc%C3%ADcios%20Resolvidos.pdf

TIPOS DE PROJEÇÕES CARTOGRAFICAS

Projeção Cilíndrica: a Linha do Equador é a única coordenada que mantém a dimensão original; logo, as localidades quanto mais próximas forem do Equador, menor será a distorção e quanto mais afastada, as distorções são maiores.

Projeção Cônica: nesta projeção, somente um dos hemisférios podem ser cartografados de cada vez; logo, os terrenos mais próximos dos polos e do Equador apresentam maiores distorções. Essa projeção é muito utilizada para mapear, por exemplo, a Europa e os EUA.

Projeção Plana: também é conhecida com azimutal ou polar, tendo como características principais: o centro do mapa pode ser localizado; logo, as localidades mais próximas do ponto central estão representadas com maior fidelidade. A projeção plana é aquela que mais tem caráter geopolítico, pois permite a centralização de qualquer país. Observa-se que não existe uma “projeção ideal” e, sim, a projeção que melhor representa a área a ser cartografada.

imagesMN

Projeções conformes: ocorre a deformação de continentes e países, não se preocupando com as áreas e as distâncias, cuja principal preocupação é manter as mesmas formas dos continentes exatamente na latitude e na longitude. As principais projeções são as de Mercator (1569) e Robinson (1961), sendo elas cilíndricas.

Projeções Equivalentes: mantêm a proporcionalidade das áreas, criando uma grande deformação dos ângulos dascoordenadas e nas distâncias reais. As principais projeções equivalentes são as de Gall (1855) e Peters (1973), assim como a projeção confirma, a equivalente também é cilíndrica.

Projeções Equidistantes: se conservam as distâncias, porém ocorrendo distorção nas áreas e nas formas dos continentes e países, servindo para fins específicos tais como o mapeamento central de um país, assim como a projeção plana.

downloadDF

 imagesJO

Sobre paztavares

Sou Formado em Geografia pela UVA e tenho amor pela disciplina.

Publicado em 26 de fevereiro de 2015, em CARTOGRAFIA DESVENDADA e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.