SOLOS

 

solo_clip_image002

O solo é a parte exterior da crosta terrestre em contato direto com os demais elementos do meio ecológico. Os solos são formados de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar).

O solo é o resultado de milhares de anos de desagregação das rochas originais de um lugar na sua superfície e a combinação de diversos fatores. A maior ou menor intensidade de algum fator pode ser determinante na criação de um ou outro solo. São comumente ditos como fatores da formação de solo: o clima, o material de origem, os organismos, o tempo e o relevo.

solo_clip_image003
Fatores da formação de solo

Pedogênese é o nome dado ao processo químico e físico de alteração (adição, remoção, transporte e modificação) que atua sobre um material litológico, originando um solo.

Edafologia é a ciência que trata das influências dos solos nos seres vivos. Sobre o solo cresce a vegetação dos continentes e das ilhas. Sendo assim, não há solo nas áreas do planeta em que as rochas ainda não tenham sido decompostas.

Como resultado da decomposição química das rochas, forma-se um material sobre a superfície terrestre: uma camada superficial, composta de água e minerais que, com o passar do tempo, vai se enriquecendo de matéria orgânica (raízes, folhas, fezes e restos mortais de animais, entre outros).

solo_clip_image005
A fauna e a flora do solo desempenham papel fundamental. Modificam e movimentam enormes
quantidades de material mantendo o solo aerado e renovado em sua parte superficial

As rochas, ao sofrerem a ação dos agentes atmosféricos, especialmente o calor e a umidade, decompõem-se através do intemperismo, também denominado de meteorização, e em seus fragmentos instala-se grande variedade de organismos vivos. Podemos afirmar então que o solo é o resultado da ação conjugada de fatores físicos, químicos e biológicos, em função dos quais se apresenta sob os mais diversos aspectos.

solo_clip_image006
Formação do solo

 VAMOS ENTENDER UM POUCO MAIS DE SOLO!!!

FATORES DE FORMAÇÃO DE SOLOS

FATORES AMBIENTAIS

TIPO DE FATOR

ATUAÇÃO

Clima e organismos

Fatores Ativos

Fornecem matéria e energia

 

Relevo

 

Fator Controlador

Controla o fluxo de materiais; superfície; erosão; profundidade; infiltração; lixiviação e translocação.

 

Material de origem

 

Fator Passivo

Diversidade do material constituinte sobre o qual ocorrerá a pedogênese.

 

Tempo

 

Fator Passivo

Determina o tempo cronológico de atuação do processo.

 

MECANISMOS DE FORMAÇÃO DE SOLOS

MECANISMOS

ATUAÇÃO

 

Adição

Aporte do material do exterior do perfil ou horizonte do solo.

 

Remoção (perda)

Remoção de material para fora do perfil. Exemplo: lixiviação.

 

Transformação

Transformação de material existente no perfil ou horizonte. Mudança de natureza química mineralógica.

 

Translocação

Translocação de material de um horizonte para outro, sem abandonar o perfil. Exemplo: eluviação/iluviação

Fertilidade do Solo

A fertilidade do solo é medida por sua capacidade de sustentar a vegetação, principalmente a agricultura. Isso depende do pH, da presença e quantidade de minerais, e, principalmente, da presença e quantidade de vida microbiana (húmus). Um solo rico é aquele que apresenta o grupo certo de minerais e água para determinados tipos de plantas.

solo_clip_image008
Solo fértil

A Formação dos Horizontes

Denominam-se horizontes as camadas que os solos vão apresentando no decurso de sua evolução. Gradualmente, sob a ação dos agentes biológicos, físicos e químicos, o solo começa a organizar-se em camadas. Um solo bem desenvolvido possui quatro tipos de horizontes: O, A, B e C.

  • O – O horizonte orgânico é feito de material vegetal, ou seja, folhas que ao caírem das árvores vão se decompondo, e restos de animais que também sofrem decomposição. É a camada superficial dos solos de florestas e matas.
  • A – O horizonte que apresenta matéria orgânica bem decomposta é o chamado horizonte humífero (de húmus).
  • B – Horizonte mineralógico que apresenta coloração bem definida. É um horizonte de grande acúmulo de materiais transportados pela água do horizonte A. Apresenta pouca matéria orgânica.
  • C – É o horizonte mais inferior, próximo à rocha. Apresenta granulação mais grossa, é o horizonte onde começa a decomposição da rocha.

solo_clip_image009
Esquema de horizontes do solo